Por: Vinicius Zart

CREF: 014991 - G/RS

Coach e CEO ZartFit

4 de agosto de 2015

5 min. de leitura

148 compart.

Esse pensamento é bem comum, principalmente por parte das mulheres, que tem a preocupação de não parecerem masculinas, com volume muscular exagerado.

E é mais comum ainda no que diz respeito a prática da musculação, sendo utilizado como argumento de objeção à atividade. Mas, atenção:

Você só vai ficar grande ou forte se quiser!

O treinamento de força, ou musculação como é mais conhecido, por ser uma atividade individual e totalmente controlada, possibilita a manipulação de todas suas variáveis e é isso que determina o desenvolvimento de uma ou outra capacidade (força, resistência, volume, etc), associado a uma alimentação específica.

Mesmo que você queira ganhar bastante volume muscular, isso não é tão simples assim, pois exige uma alta intensidade e regularidade no treinamento, além da disciplina na alimentação e repouso, como você pode conferir mais detalhes neste artigo sobre o Tripé do Sucesso nos Objetivos

Portanto, se você não quiser ficar volumosa, com certeza não vai ficar.

Outro detalhe que tem que ser esclarecido é que volume e força muscular não tem necessariamente uma relação direta, ou seja, ter volume não quer dizer que a pessoa seja forte e para ter força também não é obrigado a ser volumoso.

São treinamentos com características um pouco diferentes.

A força muscular na verdade é uma capacidade importantíssima de ser desenvolvida, para manutenção da postura, locomoção básica e movimentos do dia a dia.

Principalmente a força de membros inferiores e toda musculatura do tronco, que está envolvida em todos os movimentos.

Outra região importante, que deve ser realizado no mínimo um trabalho de manutenção da força, é da musculatura da mão e ante-braço, pois estão envolvidos na preensão manual, ou seja, na capacidade de pegar e segurar objetos variados.

Então, não se preocupe com o ganho de força, pois ele é muito benéfico para esses movimentos básicos, principalmente em função do processo de envelhecimento, onde é natural que essa e outras capacidades físicas diminuam.

Se tiver interesse por esse tema, pode ler nosso artigo sobre Envelhecimento e Exercício Físico.

Uma questão que também é interpretada equivocadamente no início de um treinamento de força é a seguinte: quando a musculatura está flácida e se faz um treinamento para enrijecê-la, ela aparenta um volume maior.

Nesse momento algumas mulheres se assustam e acham que vão ficar muito grandes se continuarem.

De fato o volume aumenta um pouco, mas ainda não houve ganho de massa muscular.

De uma maneira bem rudimentar, é essa a situação que ocorre.

Imagine o seguinte exemplo: um balão murcho tem um volume pequeno e quando enchido seu volume aumenta, mas o balão ainda é o mesmo.

Você não quer ficar grande, mas quer enrijecer a musculatura correto? Quer deixar ela “durinha”, então um pequeno aumento no volume é natural, pois quando ela está flácida ocupa um volume menor.

Isso não quer dizer que esteja ganhando massa muscular imediatamente, pois isso não ocorre, e nem quer dizer que vá ficar “grande” se continuar fazendo musculação ou outro exercício.

Além disso, também existe a influência genética, pois algumas pessoas tem mais facilidade para desenvolver a musculatura e outras não.

Então devido a tudo isso, sempre procure a orientação de um professor de educação física para conduzir o seu treinamento e fazer os ajustes necessários conforme a sua resposta.

Não quero ficar grande!

Geralmente, quando não se visa aumento na massa muscular, se faz um treinamento com maior volume, ou seja, mais repetições e menores cargas, voltado para resistência.

Um treinamento voltado para aumento de massa muscular já é totalmente oposto, pois deve ser com séries mais curtas, possibilitando uma maior intensidade.

Mas isso é o professor que vai avaliar com base nas suas características e evolução.

Mesmo que você não entenda muitos detalhes técnicos que estão envolvidos no processo de treinamento como um todo, é importante que você compreenda que só vai desenvolver alguma região do seu corpo ou capacidade física específica se quiser.

E também que a musculação ou exercício localizado é uma atividade fundamental, independente de idade, características pessoais, utilização ou não de equipamentos.

A musculação proporciona alguns benefícios exclusivos, que em outros esportes você não consegue contemplar.

Se quiser entender um pouco mais sobre os seus benefícios, leia este artigo sobre Treinamento de Força.

Deixe sua opinião: